Introdução
Este trabalho permitiu-me conhecer mais em pormenor o Windows 2003 Server. A Microsoft utiliza termos específicos que fiquei a conhecer detalhadamente e assim, pude potenciar as aplicações do Windows 2003 Server. Ao aplica-lo no servidor da escola revelou-se uma mais-valia pois desta forma, os alunos poderiam ter uma área restrita de utilização.
Reflexão
Este trabalho foi elaborado em duas partes, um trabalho teórico e um trabalho prático. No trabalho teórico foi feita uma comparação entre as 4 versões do Windows 2003 (Web Edition, Standard Server, Enterprise Server, Datacenter Server) e as respectivas Licenças de Acesso para Clientes (CAL).
- CAL Device: Necessita de tantos CAL Device quantos os postos susceptíveis de aceder aos servidores. Este tipo de licenças é preferível se tiver MAIS utilizadores do que postos de trabalho na sua empresa (postos em acesso livre, etc.)
- CAL User: Necessita de tantos CAL User quantos os utilizadores susceptíveis de aceder aos servidores. Este tipo de licenças é preferível se tiver MENOS utilizadores do que postos de trabalho.
- TSCAL: Licenças de Acesso para Clientes Terminal Server
Se instalar servidores Terminal Server (ou Citrix Metaframe), terá de adquirir igualmente licenças TSCAL. Tal como as CAL, tem dois tipos de licenças. Escolhendo o que lhe é mais adaptado.
Foi ainda pesquisada informação sobre o Active Directory e Terminologia de Redes Microsoft.
Na componente prática foi instalado de raiz o Windows 2003 Server num computador para testar, de seguida, instalámos e configurámos o Active Directory, criando uma área única para cada aluno da escola, onde podem guardar os seus ficheiros e trabalhos escolares.
Após esta tarefa e a verificação de que tudo funcionava correctamente, aplicámos este processo num servidor da escola, disponibilizado 24h por dia.
Ver trabalho em: