No âmbito da disciplina de Instalação e Configuração de Servidores de Rede foi-nos proposto efectuar a demonstração e instalação de três "servidores" o Likewise, FTP e DHCP.
O FTP, File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Ficheiros), é uma forma bastante rápida e versátil de transferir ficheiros.
A transferência de dados em redes de computadores envolve normalmente transferência de ficheiros e acesso a sistemas de ficheiros remotos. O FTP é baseado no protocolo TCP.
O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de configuração dinâmica de host), é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede. Este protocolo é o sucessor do BOOTP que, embora mais simples, tornou-se limitado para as exigências atuais. O DHCP surgiu como padrão em Outubro de 1993. O último standard para a especificação do DHCP sobre IPv6 (DHCPv6) foi publicado a Julho de 2003.
Resumidamente, o DHCP opera da seguinte forma:
Um cliente envia um pacote UDP em broadcast (destinado a todas as máquinas) com um pedido DHCP
Os servidores DHCP que capturarem este pacote irão responder (se o cliente se enquadrar numa série de critérios) com um pacote com configurações onde constará, pelo menos, um endereço IP, uma máscara de rede e outros dados opcionais, como o gateway, servidores de DNS, etc.
O DHCP usa um modelo cliente-servidor, no qual o servidor DHCP mantém o gerenciamento centralizado dos endereços IP usados na rede.
Utilizaremos os seguintes IPs para as maquinas em rede:
Windows 2008 Server: 192.168.10.1
Ubuntu/Debian: 192.168.10.2
Reflexão
A elaboração deste projecto tem como resultado explicar como se instala e configura os servidores Likewise, FTP e o DHCP.
Foi elaborado através de duas máquinas virtuais (Ubuntu/debian e Windows Server 2008).
As principais constatações que observamos foram que no Likewise podemos usar utilizadores autenticados na Active Directory do Windows 2008 Server, no FTP podemos aceder a ficheiros remotamente com um cliente FTP e com o DHCP podemos atribuir IPs dinamicamente aos PCs ligados ao servidor.
Ver trabalho em: